Ontem tivemos o 2º turno das eleições municipais no Brasil, e principalmente em São Paulo, onde se travou a disputa PT x PSDB.
Nessa eleição tiramos diversas conclusões, a primeira é que o paulistano aprovou o governo federal, esquecendo os problemas que o PT enfrentou nos últimos anos.
Sem falar na incapacidade dos tucanos em se viabilizarem politicamente, por exemplo: foi no governo tucano que se iniciou diversos programas assistencialistas, tais como bolsa família e o financiamento estudantil para os universitários.
Mas infelizmente os tucanos não são reconhecidos por seus programas assistenciais e sim pela privatização, onde a oposição impôs na cabeça do eleitor que foi algo terrível para a nação, esse assunto é um tabu no tucanato, onde ninguém toca no assunto.
Mas não fica somente ai, o tucano é enrustido, não assumindo ser neoliberal existem muito tucanos, inclusive assessores de deputados que tem certeza que o partido é de esquerda. Um partido de esquerda não privatiza nada, e também não é distante da população como é o PSDB. É preciso sair do armário logo.
Outro ponto foi à incapacidade de renovação interna no partido, enquanto apareciam candidatos novos em outros partidos, o PSDB ainda insistia na velha formula onde foi lançado novamente o nome do José Serra (um ótimo quadro) ao governo paulista, enquanto isso choveu renovação em outras chapas, Chalita, Hussomano e Hadad são provas vivas disso.
Mas infelizmente nenhum parlamentar ou dirigente partidário se ocupa em fazer essas pequenas porem profundas reflexões, é mais fácil culpar o assessor pela derrota do que fazer auto critica e olhar a sua volta e se perguntar: porque perdemos?
Para ganhar o PSDB precisa entender que é preciso inovar e lançar novos projetos, novas ideias e um novo formato de campanha, a população ao votar em Hadad ontem deu um basta no modelo neoliberal dos tucanos, buscando um governo mais próximo de si e de suas necessidades, alguém que tenha sua linguagem.
Isso sem falar-nos 20% que votaram em branco ou anularam o voto recorde de todas as eleições, esse numero nos diz que o eleitor esta cansado de votar e não sentir nenhum tipo de melhoria em sua cidade. Pelo contrário aparece toda a sorte de escândalos em todas as esferas de governo.
Estamos perdendo tempo num modelo coronelista onde as pessoas são obrigadas a votar e caso não votem sofrem as sanções do Estado, a democracia já diz tudo, e esse modelo eleitoral pode ser tudo menos democrata, enquanto estivermos nesse formato teremos eleitores votando em candidatos pra lá de estranhos numa forma de protesto.
Alias o voto de protesto foi abolido em São Paulo nesse ano, tivemos diversos candidatos com esse perfil e todos perderam, graças a Deus.
Agora vamos aguardar e desejar Boa Sorte ao novo governo paulistano!
Deixe um comentário